Uma dica é se alimentar de três em três horas para não chegar na hora da ceia com muita fome
Dezembro costuma ser um mês muito esperado pela maioria das pessoas. É tempo de férias, viagens e, principalmente, festas. Grande parte das famílias prepara reuniões especiais para celebrar, ao lado de parentes e amigos, o Natal e a chegada do Ano Novo.
E para acompanhar estas comemorações tão importantes, comidas e bebidas não podem faltar! E aí que mora o perigo: em meio a tantas delícias – que incluem desde frutas secas e outros aperitivos, passando por deliciosos pratos salgados, com muitas carnes e massas, além de doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas -, são poucas as pessoas que conseguem resistir e manter a dieta que seguem no dia a dia.
Pensando exatamente nesta dificuldade que muita gente tem em manter uma boa alimentação durante as festas de fim de ano, a nutricionista Sabrina Lopes cita algumas dicas para comer menos nestas ocasiões e evitar futuros arrependimentos:Não há mal nenhum em comer um pouco de doce e até beber um gole de champanhe para celebrar esses momentos especiais, mas o problema é que muitas pessoas exageram ao comer tudo que evitaram consumir ao longo do ano.
1. Coma de três em três horas
Sabrina Lopes cita que o primeiro passo para evitar exageros durante as festas de fim de ano é se alimentar corretamente, de três em três horas, durante o dia, para não chegar no momento da ceia ou do almoço com muita fome.
2. Evite aperitivos calóricos
Antes do jantar ou almoço, muitas famílias têm o costume de servir petiscos de frutas e oleaginosas, entre outros. Porém, apesar de serem saudáveis, estes são alimentos calóricos, que não devem ser consumidos em excesso.
“Nas festas de Natal e Reveillon, evite os petiscos de frutas secas e oleaginosas antes do almoço ou ceia, esses contém algumas calorias extras”, orienta a nutricionista Sabrina.
3. Opte pelas frutas
Na maioria das reuniões de fim de ano é possível encontrar também as mais variadas opções de frutas. A recomendação da nutricionista Sabrina é optar por elas em vez de comer doces.
“Mas caso vá consumir doces, faça isso em pequenas quantidades”, destaca.
4. Não exagere na preparação dos alimentos
“Procure retomar a alimentação normal no dia 26 de dezembro e, também, no dia 1 de janeiro. Então não prepare grandes quantidades de alimentos para não ficar comendo as sobras nos dias seguintes”, orienta Sabrina Lopes.
Caso tenha o costume de passar as festas na casa de algum familiar ou amigo, e o anfitrião ofereça um pouco de doce ou alguma outra comida para você levar para a casa, seja gentil e agradeça, mas diga que não precisa, pois, para o dia seguinte, já tem outros planos.
5. Evite as bebidas alcoólicas
As festas de fim de ano são, geralmente, regadas com muitas bebidas: cerveja, chopp, batida, vinho, champanhe, entre outras. E para algumas pessoas, que têm o costume de beber socialmente, especialmente em ocasiões especiais, fica difícil resistir.
“Tome cuidado com os excessos de bebidas alcoólicas. Mas, se for beber, prefira os vinhos e o champanhe que são menos calóricos”, orienta a nutricionista Sabrina.
6. Intercale a bebida com água
Se você não resistir e optar por beber um pouco de cerveja, chopp ou outra bebida alcoólica, não exagere na quantidade. Uma dica que pode ajudar neste sentido é intercalar um copo de água com o copo da bebida, dessa forma, você beberá menos, mas não ficará “com o copo vazio”.
7. Prepare bons alimentos
Se você é o anfitrião e quer oferecer uma boa ceia aos seus convidados, mas sem exagerar na quantidade de comida e nos alimentos calóricos, faça boas escolhas! “Não se esqueça de servir um belo prato de salada e legumes, sem adição de maionese. Prefira as carnes magras, como o peru, chester e peixes. Evite carnes como tender, leitão e pernil que possuem bastante gordura”, diz Sabrina Lopes.
Outra dica da nutricionista é adicionar castanhas e nozes em preparações com arroz, saladas e carnes. “Mas não as sirva como petiscos antes da refeição devido à grande quantidade de calorias que oferecem”, destaca.
“Sirva como sobremesa frutas e troque o refrigerante por sucos”, acrescenta a nutricionista.
8. Abuse das saladas
Se você é convidada de um jantar ou almoço, não tem como garantir que os alimentos oferecidos serão os mais saudáveis possíveis. Mas, provavelmente, saladas e alguns legumes serão servidos e a dica fundamental é começar por eles!
“Na hora de se servir, abuse de saladas e legumes, preenchendo boa parte do prato. Assim vai consumir menos comidas engordativas”, destaca Sabrina Lopes.
9. Coma salada antes de ir à festa
Mas, caso você saiba que, na ceia para a qual foi convidada, não terão opções de salada e legumes, coma apenas uma salada antes de sair de casa, para evitar exageros na hora de jantar.
10. Comemore de outra forma
Lembre-se que Natal e Reveillon são duas datas importantes, que não se limitam somente a bebidas e comidas.
De acordo com Sabrina Lopes, essa é a dica mais importante: “tire o foco da comida e aproveite ao máximo a companhia dos familiares e amigos!”, destaca a nutricionista.
O que devo comer no dia seguinte?
Foto: Thinkstock
Mas muitas pessoas, de fato, não resistem à variedade de comida existente nestas festas de fim de ano e, realmente, acabam exagerando, comendo mais do que deviam. E é no dia seguinte que costuma vir o arrependimento…
“Para ajudar nos exageros do Natal, coma frutas ou faça sucos com laranja, abacaxi e mamão. Dê preferência a saladas, carnes magras, grelhados e alimentos integrais, como aveia, granola e arroz integral. A água também é fundamental para reidratar o corpo, beba em média um litro e meio de água”, diz Sabrina Lopes.
A nutricionista cita ainda alguns alimentos que não podem faltar no pós-festa:
- Pimentão vermelho
- Repolho
- Tomate
- Cebola
- Cenoura
- Abacaxi
- Salsa
- Pimenta vermelha
- Uvas
- Alho
- Limão
- Laranja
Mas vale destacar que, após o consumo excessivo de comidas e bebidas, não há como “voltar atrás”. Dessa forma, a melhor maneira é evitar os excessos, para retornar à dieta no dia seguinte sem peso na consciência.

